quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

STRUDELL DE MAÇÃS

Cópia de STRUDEL_001
Ingredientes: massa: 250g de farinha;2 colheres das de chá de óleo;1 pitada de sal; 1 ovo pequeno; 1dl de água tépida; recheio:50g de manteiga;2 colheres de pão ralado; 2kg de maçãs ácidas; sumo de meio limão;75g de passas; 100g de amêndoas; 75g de açúcar; 1 pitada de canela em pó; para placa do forno: 100g de manteiga derretida
Preparação:
1 – Peneire a farinha sobre a superfície de trabalho, faça um orifício no centro e deite-lhe o óleo, o sal e o ovo. Adicione à mistura água morna em quantidade suficiente para que a massa fique solta e brilhante. Amasse-a até se descolar com facilidade da superfície de trabalho e brilhar como a seda, o que demorará cerca de 10minutos.
2 – Forme então uma bola com a massa, trabalhe-a de novo e volte a formar uma bola, pincele-a com um pouco de óleo e deixe-a repousar debaixo de uma travessa virada durante 30 minutos no máximo.
3 – Entretanto, derreta a manteiga, doure nesta o pão ralado e deixe-o de parte. Corte as maçãs, descasque-as, retire-lhes o caroço central, corte-as às rodelinhas e regue-as com o sumo de limão. Lave as passas em água quente e deixe-as escorrer. Escalde as amêndoas em água a ferver retire-lhes a pele e pique-as. Misture o açúcar com a canela.
4 – Estenda um pano com 120x 80 cm sobre a mesa e polvilhe com farinha. Coloque a massa sobre o pano formando um rectângulo largo e unte-o com óleo. Estenda-o do centro para os lados, deixando-a muito fina; recorte as bordas grossas se as houver.
5 – Aqueça o forno a 200ªC. Unte uma placa do forno com manteiga derretida. Distribua o pão ralado sobre a massa, deixando uma margem com cerca de 10cm de largura num dos lados.
6 – Distribua as maçãs sobre o pão ralado e depois as passas e as amêndoas picadas. Polvilhe com a mistura de açúcar e canela.
7 – Enrole a massa com a ajuda de um pano e coloque-a em forma de U, com a junção virada para baixo, sobre a placa do forno. Unte o strudel com manteiga derretida e coza-o dentro do forno durante 40 minutos até ficar dourado. Pincele a massa várias vezes com a manteiga derretida, durante o tempo de cocção.
8 – Cubra o strudel quente com um pano antes de o cortar. Ainda quente, divida-o em porções. Pode ser acompanhado com natas ligeiramente batidas e adoçadas com açúcar baunilhado.
NOTA: o strudel de maçã é igualmente saboroso frio, a acompanhar o café. Se não o achar suficientemente doce, pode polvilhá-lo com um pouco de açúcar e canela ou açúcar glacé

Sem comentários:

Enviar um comentário